quarta-feira, 3 de julho de 2013

Eu, comissário!

De caloiro a quase pro em seis dias! Foi assim a minha fantástica experiência como comissário de pista nas provas do Grande Prémio Histórico do Porto e WTCC Mundial de Turismo, no Circuito da Boavista.

Aquilo que começou por ser uma tentativa de conseguir acesso privilegiado ao circuito, para tirar umas fotografias, acabou por se transformar em dois fins de semana de trabalho voluntário árduo mas muito gratificante. Uma oportunidade única de viver por dentro o mundo da competição automóvel!

Recebido o macacão laranja e as t-shirts com o logo do Motor Clube do Estoril, ficou combinado encontro com os verdadeiros comissários para as seis horas da manhã, de sexta feira 21... Logo aqui percebi que a coisa não ia ser levada de ânimo leve. E ainda bem! A formação foi dada já em pista e à medida que os primeiros treinos livres do GP Histórico decorriam e surgiam as nossas primeiras intervenções em pista. Bandeiras, placas, procedimentos, equipamento de proteção, comunicações com a torre, tudo era novidade!

Chegada a prova do WTCC, e com o estágio terminado no fim de semana anterior, a prova de fogo foram três dias de treinos livres, qualificações e provas em que não faltaram acidentes, princípios de incêndio e avarias que exigiram de todos o máximo empenho e profissionalismo. Senti-me um verdadeiro comissário entre comissários!

Terminada esta experiência, não posso deixar de me sentir um privilegiado por ter tido ao meu lado o Rui Cavaleiro (Motor Clube do Estoril), o Jorge Gil (Clube Automóvel do Minho) e o Vitor Pinto (Bombeiros Voluntários do Porto). Companheiros de seis longas jornadas de que não me esquecerei tão cedo!

Sem comentários:

Enviar um comentário